24 de ago. de 2010

Dia de comemorar a literatura!


Jorge Luis Borges, nasceu em Buenos Aires no dia 24 de Agosto de 1899. Vindo de uma família "tradicional", com influência na história da Argentina, esse escritor obteve fama ao longo do século XX. Vive-o praticamente todo. Morreu em 14 de Junho de 1986, aos 86 anos, na cidade de Genebra.
Pensei que hoje era o dia em que esse escritor havia morrido, mas não. Ao conferir a data na Internet, confirmei que hoje é a data do aniversário desse literato que me é tão importante. Os temas que Borges trabalhou em seus escritos influenciaram gerações inteiras - desde das vanguardas dos anos de 1920, passando pela leva de escritores no qual se encaixa Julio Cortázar, até os dias de hoje, Borges é um nome sagrado, seja para quem o odeia ou gosta. Prova disso, é que o não tão aclamado Paulo Coelho lançou seu último livro com o nome de O Aleph. Em obra homônima, Borges trabalhou temas que são de uma profundidade inegável.
Outro poeta, curitibano em sua origem, logo brasileiro, que nasceu nesse mesmo dia foi Paulo Leminski. Esse morreu no ano de 1989, teve uma carreira meteórica. Lançou poesias simples e intensas, que mexem com o Eu interior. Dono de uma escrita limpa, a poesia de Leminski é direta e certeira.
Eterno como Buenos Aires, Borges nos legou uma obra de considerável qualidade. E, mesmo que a vida seja só uma passagem, Leminski nos deixou uma poesia feliz e ritmada, como o judô que praticava.
Hoje é um dia que podemos comemorar muitas coisas!

Nenhum comentário: