18 de mai. de 2011

Nós e as cidades

Caminhar pelas ruas da cidade é uma boa forma de aliviar as pressões que o mundo impõe. (Em Vitória, um percurso interessante é sair do Centro da cidade, perto de Theatro Carlos Gomes e ir caminhando pela Avenida Beira-Mar. O que alegra a paisagem é o morro do Penedo, com sua imponência sobre o mar. Do outro lado da baía tem o porto completando a paisagem).

Sempre que vou a uma cidade gosto de caminhar por suas ruas, passear pelos lugares aonde transitam as pessoas e se acumula todo tipo de gente. Cada cidade é um fragmento de quem a habita, e todos aqueles que a habitam são fragmentos dela.

A vida de qualquer pessoa está ligada à vida de uma cidade. Em determinado momento, me peguei perguntando: são as cidades que produzem sentido na vida da pessoa? Ou são as pessoas que produzem sentidos na vida que levam na cidade? É interessante pensar isso. E, ainda sim, não teremos uma resposta única ou fechada.

A dinâmica no espaço citadino é aberta, sempre muda. As cidades apontam para várias direções: o reflexo da proeza humana de organizar o espaço, a incapacidade de controlá-lo totalmente, e mostram, também, a crueldade e a insanidade que temos perante nós mesmos e com o próximo. Ao passo que podemos viver em aconchegantes apartamentos, vemos nas ruas – todos os dias – pessoas que morrem de fome, frio e descaso.

O interessante, de viver em uma cidade não consiste aprender a andar nela. O filósofo Walter Benjamin dizia que a verdadeira arte de andar pelas cidades consiste em se perder; perder-se em nós mesmos e encontrar outros caminhos que nos levam em direção a outras possibilidades de vida, de ação.

Todas as cidades, quando nós permitimos, podem nos ensinar alguma coisa interessante.

2 comentários:

Victor disse...

Você já leu As cidades invisíveis (Calvino)? O frescor do olhar que lança à cidade me fez lembrar com alegria desse livro.

Obrigado por compartilhar as delicadezas da sua percepção.

Victor

Victor disse...

Ah, acho que este blog acaba de ganhar um leitor assíduo. Parabéns pelo conteúdo!